Com as propostas adotadas pela União Europeia visando a diminuição das emissões poluentes, os combustíveis sintéticos, ou e-fuels, estão a ganhar destaque na indústria automóvel. Como podem ser utilizados nos carros atuais, são uma boa alternativa aos combustíveis convencionais para diminuir o impacto negativo no planeta. Neste artigo, vamos debruçar-nos sobre o que são estes combustíveis, bem como as suas vantagens e desvantagens.
O que é o combustível sintético?
Os combustíveis sintéticos são uma alternativa aos combustíveis fósseis uma vez que não recorrem à utilização do petróleo na sua produção. De facto, são produzidos a partir de fontes de energia renováveis através da eletrólise para obter gasolina ou gasóleo, por exemplo. Estes combustíveis, ou e-fuels, podem ser utilizados em motores de combustão sem ser necessário substituir o motor, a bomba de combustível ou os filtros do seu veículo.
Como são produzidos os combustíveis sintéticos?
Os combustíveis sintéticos são produzidos através de processos químicos. São utilizadas energias renováveis para a eletrólise da água, a qual separa o oxigénio e o hidrogénio. A seguir, o dióxido de carbono da atmosfera ou de processos industriais é misturado com o hidrogénio para produzir tanto a gasolina como o gasóleo sintético.
Combustível sintético e fóssil: diferenças
A diferença entre os combustíveis sintéticos e os fósseis está na forma como são produzidos. Para a obtenção dos combustíveis sintéticos, são utilizadas energias renováveis. Além disso, baseiam-se em hidrogénio criado por meio de um processo químico. Já os combustíveis fósseis são produzidos a partir do petróleo, o qual é um recurso limitado.
Vantagens dos combustíveis sintéticos
As vantagens dos combustíveis sintéticos em comparação com os combustíveis fósseis são várias:
- A sua produção envolve a utilização de energias renováveis, contribuindo para a mitigação das alterações climáticas.
- Uma vez que as propriedades dos e-fuels são semelhantes às dos combustíveis fósseis, podem ser utilizados nos veículos já existentes.
- Os combustíveis sintéticos têm um elevado grau de pureza, fazendo com que a produção de fuligem seja reduzida aquando a sua combustão. Consequentemente, necessitará de um novo filtro de partículas um pouco mais tarde do que os proprietários de automóveis a gasolina.
- As infraestruturas de abastecimento de combustível já existentes são compatíveis com os combustíveis sintéticos. Assim, podem continuar a ser utilizadas ao invés de ser necessário construir novas.
Desvantagens dos combustíveis sintéticos
A principal desvantagem dos combustíveis sintéticos é a sua eficiência energética. O processo utilizado para a produção destes combustíveis utiliza mais eletricidade do que a que seria necessária para alimentar um veículo elétrico.
Que veículos podem usar combustíveis sintéticos?
Todos os veículos a gasolina ou a gasóleo podem utilizar combustíveis sintéticos. Isto deve-se à semelhança da composição química dos combustíveis fósseis e sintéticos. Desta forma, não é necessária nenhuma alteração aos veículos atuais, incluindo o motor e os filtros de combustível do veículo. Isto é, sem dúvida, um ponto favorável, especialmente porque tanto a gasolina como o gasóleo atualmente utilizados serão substituídos pelos sintéticos a partir de 2035. Esta é uma proposta da UE, a qual proíbe a venda de novos veículos de combustão que não sejam 100% neutros em carbono. De facto, a implementação desta restrição impulsionou iniciativas de desenvolvimento para a produção em grande escala de combustíveis sintéticos como, por exemplo, pela Porsche.
Quanto custam os combustíveis sintéticos?
Atualmente, a estimativa do preço dos combustíveis sintéticos indica que será mais caro que os combustíveis fósseis. A previsão para 2025 aponta para 1,61 € e 1,99 € por litro, com a perspetiva de descer conforme o avanço da produção industrial.
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