Se conduz um veículo a gasóleo, com certeza que já ouviu falar sobre o AdBlue. Este é um líquido utilizado na redução dos gases poluentes e contaminantes resultantes da combustão do gasóleo. Continue a ler para saber mais sobre o AdBlue.
O que é e para que serve?
O AdBlue é uma marca registada da solução aquosa utilizada nos sistemas de redução catalítica seletiva (SCR) em veículos a gasóleo. Trata-se de um produto sintético, inodoro e não tóxico. É composto por 32,5% de ureia e 67,5% de água desmineralizada.
A sua finalidade é a redução substancial das emissões de óxido de azoto (NOx) presentes nos gases poluentes após os processos de combustão. De facto, o sistema SCR permite uma redução destas emissões superior a 90%. Desta forma, os carros equipados com o sistema são menos poluentes para o ambiente.
A invenção do AdBlue surgiu em conjunto com as normas Euro 6, as quais foram implementadas pela União Europeia. Estas visam a limitação das emissões poluentes expelidas pelos automóveis. Para tal, exigem que os fabricantes desenvolvam e implementem tecnologias que promovam a redução dos gases nocivos para o ambiente.
Como é que o AdBlue atua?
Como vimos, o AdBlue é utilizado no sistema SCR, o qual tem como componentes principais um filtro de partículas, um injetor e um catalisador.
Após a combustão no motor, os gases de escape são direcionados para o filtro de partículas, onde é eliminada a fuligem. Em seguida, o AdBlue é diretamente injetado nos gases antes de entrarem no catalisador. Aqui, o amoníaco do AdBlue mistura-se com os óxidos de azoto (NOx), provocando a sua redução. Desta forma, são convertidos numa mistura de azoto não reativo e vapor de água antes de serem libertos para o ambiente.
Como reabastecer o depósito de AdBlue?
O abastecimento do AdBlue é simples: basta adicioná-lo ao depósito específico do automóvel. A sua localização varia consoante o modelo do veículo, podendo ser confirmada no manual do proprietário. Normalmente, o bocal de enchimento encontra-se perto da tampa do depósito de gasóleo, na bagageira ou no compartimento do motor.
O AdBlue pode ser encontrado nas estações de serviço e o seu abastecimento segue a mesma lógica que a de combustível. Basta abrir a tampa do depósito e inserir a pistola de enchimento. A localização das estações pode ser consultada online. Adicionalmente, o abastecimento pode ser realizado por conta própria através da aquisição de garrafões de líquido AdBlue. O preço de 10 L ronda os 10 € e podem ser encontradas nos postos de abastecimento, lojas de peças de automóveis e supermercados.
Quando é que se deve reabastecer?
A frequência de reabastecimento do AdBlue depende do estilo de condução, da temperatura de funcionamento do sistema e da temperatura ambiente.
Todos os carros a gasóleo emitem um sinal de alerta quando o nível do AdBlue está abaixo do que é recomendado. Em média, o consumo é de 1,5 e 2,5 L por 1000 quilómetros. A capacidade dos depósitos desta solução costuma ser entre 10 e 20 L. Desta forma, o reabastecimento deverá ocorrer a cada 5000 a 10 000 quilómetros.
Produtos de topo sobre o assunto: