O travão de estacionamento, também conhecido como travão de mão, é um componente essencial para garantir a segurança do seu carro quando está parado. Este sistema impede que o automóvel se mova involuntariamente, especialmente em superfícies inclinadas ou durante paragens prolongadas. Existem dois tipos principais de travões de mão: os mecânicos e os elétricos. Neste artigo, vamos explorar as suas funções, os tipos e as diferenças entre os travões de mão mecânicos e elétricos.
Travão de mão: como funciona?
O travão de mão é um sistema de segurança que impede o movimento do veículo quando está parado. Nos modelos mecânicos, a alavanca aciona cabos que aplicam pressão nas rodas traseiras. Já no travão elétrico, um botão ativa um motor que faz o mesmo de forma automática. Ambos garantem que o carro permanece estacionado, evitando deslizamentos, especialmente em superfícies inclinadas, e proporcionando segurança adicional ao condutor.
Tipo de travão de estacionamento
Existem três principais tipos de travões: tambor, disco e pinça de travão de disco combinada.
Os travões de tambor são mais antigos e geralmente usados no eixo traseiro de veículos mais pequenos. Funcionam com maxilas que pressionam a superfície interna de um tambor para gerar fricção e travar o veículo. São mais duráveis, mas dissipam menos calor, o que pode reduzir a eficiência em travagens intensas.
Os travões de disco são mais comuns em veículos modernos, especialmente no eixo dianteiro. O disco metálico é pressionado por pastilhas, que geram fricção para desacelerar o automóvel. Têm melhor dissipação de calor, proporcionando travagens mais eficientes e seguras.
A pinça de travão de disco combinada é uma variação dos travões de disco, integrando o travão de estacionamento. Funciona ao aplicar pressão direta ao disco de travão quando acionada, combina o sistema de travagem com o de estacionamento, sendo mais prático e eficiente.
Travão de mão mecânico: como funciona?
Como referimos anteriormente, o travão de mão mecânico imobiliza o veículo quando está estacionado. Funciona através de cabos de aço conectados a uma alavanca, localizada no interior do carro. Quando o condutor puxa a alavanca, os cabos são tensionados, ativando as maxilas ou pastilhas de travão nas rodas traseiras. Este processo aplica pressão às rodas, imobilizando o veículo e prevenindo o seu movimento, especialmente em superfícies inclinadas.
Normalmente, o travão de mão mecânico age apenas nas rodas traseiras, proporcionando segurança adicional quando o carro está parado. Além disso, este pode ser usado como travão secundário, caso o sistema principal falhe em situações de emergência.
Embora seja um sistema simples e eficaz, o travão de mão mecânico requer manutenção regular, como o ajuste dos cabos, para garantir que funciona corretamente e a máxima segurança do veículo.
Travão de mão elétrico: como funciona?
O travão de mão elétrico é um sistema moderno de travagem que utiliza tecnologia eletrónica para garantir a segurança do veículo quando está estacionado. Em vez da alavanca tradicional, este sistema é ativado por um botão localizado no painel do carro. Ao pressionar o botão de travão de mão, um motor elétrico integrado à unidade de travagem aplica pressão às pastilhas ou maxilas de travão nas rodas traseiras.
O travão de mão elétrico pode ser automatizado e integrado a sistemas de assistência ao condutor, como o travão de estacionamento automático, que aciona o travão quando o veículo está estacionado e desativa-o quando o carro é posto em movimento. Esta tecnologia também permite ativar e desativar automaticamente o travão em situações de inclinação, melhorando a segurança e o conforto do condutor.
Além disso, o travão de mão elétrico exige menos manutenção em comparação com os sistemas mecânicos e oferece uma resposta mais precisa e confiável.
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