
Manete de mudanças AUDI
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O que causa a avaria de alavancas de velocidades em carros Audi?
A vida útil do componente depende do tipo de transmissão e do seu estilo de condução. A peça de uma transmissão manual avaria mais frequentemente, do que a peça instalada numa automática. Pode tornar-se inutilizável, devido a desgaste natural dos seus elementos, danos mecânicos ou força excessiva aplicada ao mudar engrenagens. Esta peça pode perder o seu visual normal, devido a utilização descuidada.
Como perceber se a peça está estragada num carro desta marca?
Os sintomas de avaria:
- Esforço adicional para trocar engrenagens;
- Folga da alavanca, o que dificulta a seleção da engrenagem desejada;
- Chocalhar, pancadas e ruídos de chiar ao trocar de engrenagens;
- Desengrenar da engrenagem.
Se ocorrer algum destes sinais, visite imediatamente uma oficina automóvel para diagnóstico e reparação. Conduzir um carro com uma alavanca de velocidades avariada pode resultar num acidente rodoviário.
É possível reparar uma alavanca de velocidades Audi sem substituí-la?
Pode polir o manípulo do componente, caso este tenha arranhões, ou substituir a sua proteção. Para fazê-lo, retire os elementos do acabamento, os fixadores da proteção, desaperte o manípulo (numa caixa de velocidades manual) ou abra os fixadores (numa caixa de velocidades automática), retire a proteção e substitua-a por uma nova.
Noutros casos, todo o conjunto da alavanca de velocidades deve ser substituído. Antes de iniciar o trabalho, leia o guia de reparação do seu veículo, uma vez que os passos de substituição podem variar consoante o modelo de carro. Antes de instalar peças novas, certifique-se de que lubrificá-las.
Existem diferentes tipos de componentes para carros deste fabricante?
Sim, as peças podem ter um design específico consoante o tipo de transmissão, o modelo e a versão do carro. Podem ser:
- Standard, sem quaisquer elementos adicionais. Para transmissões manuais.
- De um design complexo com vários botões. Para transmissões automáticas.
Quanto ao material, existem alavancas de velocidades de metal, madeira e plástico. As tampas e as foles podem ser de borracha, couro natural ou sintético.
Adicionalmente, as peças podem diferir pelo tipo de montagem. Um manípulo de alavanca de velocidades de uma caixa de velocidades manual é aparafusado a uma peça roscada da barra. As alavancas de velocidades de transmissões automáticas são ligadas com recurso a vários fixadores: de pino, mola ou parafusos de bloqueio.