Componentes dos pneus para carros
Os pneus dos carros de passageiros são elementos do design das rodas. Eles são invólucros elásticos da borda da jante compostos por borracha sintética e fio. O seu objetivo é assegurar a aderência do pneu à estrada, garantir o manuseamento ideal do veículo e performance de aceleração e travagem. Para os carros de passageiros são usados principalmente pneus sem tubos.
Um pneu moderno é composto por:
- fio com têxteis ou camadas de fibra de vidro;
- corda de borracha;
- piso que contacta diretamente com a superfície da estrada;
- superfície que está firmemente adjacente à extremidade da jante;
- parede lateral, protegendo dos danos externos.
Tipos de pneus dos carros de passageiros
De acordo com o padrão do piso:
- Padrão simetricamente direcional. Eles são caracterizados por uma resistência melhorada perante a aquaplanagem. Eles são marcados com uma seta e marca de Rotação. Esta marca ajuda a colocar corretamente o pneu.
- Padrão simétrico não-direcional. Eles são universais e simples de instalar e operar.
- Padrão assimétrico não-direcional. Devido aos dois tipos de padrão de piso e diferentes taxas de paredes laterais, eles fornecem uma firme aderência com a estrada molhada e seca.
- Padrão simétrico unidirecional. Eles têm uma boa resistência à aquaplanagem e excelente manuseamento do carro, mas necessitam muita atenção aquando da instalação – tem de seguir o padrão, posicionando o guiador e o pneu do veículo.
Performance segundo a estação:
- Verão. Eles fornecem um nível máximo de aderência à estrada, desgaste e longo período de vida do piso e velocidade indexada.
- Inverno. Eles são mais macios que os pneus de verão para automóveis, assim sendo o pneu é protegido do congelamento e têm sulcos de piso adicionais.
- Todas as estações. É uma solução ideal para países com clima temperado, mas não fornecem uma performance excelente em condições específicas de estrada, tais como os pneus de verão têm nas estradas secas e os pneus de inverno – nas estradas com neve.
Segundo o tipo de construção:
- R — radial;
- D — diagonal;
- B — cintado.
Com ou sem tubo:
- Com tubo interior.
- Sem tubo. É o tipo mais popular de pneu hoje em dia.
Segundo o índice de velocidade:
A — até 40 km/h |
L — até 120 km/h |
H — até 210 km/h |
B — até 50 km/h |
M — até 130 km/h |
V — até 240 km/h |
C — até 60 km/h |
N — até 140 km/h |
W — até 270 km/h |
D — até 65 km/h |
P — até 150 km/h |
Y — até 300 km/h |
E — até 70 km/h |
Q — até 160 km/h |
VR — excedendo 210 km/h |
F — até 80 km/h |
R — até 170 km/h |
ZR — excedendo 240 km/h |
G — até 90 km/h |
S — até 180 km/h |
(W) — excedendo 270 km/h |
J — até 100 km/h |
T — até 190 km/h |
Z — excedendo 300 km/h |
K — até 110 km/h |
U — até 200 km/h |
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Índice de estabilidade da temperatura:
- A — nível máximo de estabilidade da temperatura. É uma característica específica dos pneus de verão.
- B — nível médio de estabilidade da temperatura. Os pneus para todas as estações são especificados com esta marca.
- C — nível mínimo de estabilidade da temperatura. É utilizado para os pneus de neve.
Como escolher os pneus para automóveis
Os fabricantes de pneus marcam frequentemente a sua produção com toda a informação necessária para a escolha e instalação dos pneus auto. Na parede lateral do pneu pode encontrar a seguinte informação:
- Fabricante, marca do pneu e o seu modelo. Eles são habitualmente marcados pela combinação das letras e números.
- Largura do pneu em mm, diâmetro da jante em polegadas e rácio altura-largura em percentagem. Ele tem a seguinte configuração: «195/65 R15».
- Índice de aderência à estrada molhada. É marcado como “Traction” (Tração) e A, B e C, onde A – é o índice máximo.
- Estabilidade da temperatura do pneu. É marcada como “Temperature” Temperatura e A, B ou C.
- Superfície da estrada. Por exemplo: M+S — para lama e neve, “Winter” (Inverno) — para performance no inverno, “Rain” (Chuva) — para performance na chuva, “Water” (Água) ou Aqua — para superfícies com uma grande quantidade de água.
- Parâmetros de carga e pressão.
- Índice de velocidade. É marcado por letras em latim de A a Z.
- Tipo de construção do pneu.
- Com ou sem tubo. É marcado com “Tube Type” (Tipo Tubo) ou “Tubeless” (Sem Tubo) respetivamente. Se não houver marca, o pneu tem um tubo interior.
- Estrutura do piso e da parede lateral.
- Indicador do desgaste do piso. É uma projeção dentro do piso. Ela fica visível quando são necessários novos auto pneus.
Os seguintes conselhos são úteis para qualquer motorista:
- Deixe-se guiar pelos parâmetros do pneu que já utilizou nesse veículo em concreto sem resultados negativos.
- Siga as recomendações do fabricante do seu carro.
- Peça a ajuda dos técnicos da oficina. Lembremos-lhe que é desejável visitar oficinas certificadas, que se especializam no serviço à sua marca.
Operação dos pneus dos veículos de passageiros
O ciclo médio de vida do pneu do carro encontra-se entre os 40-50 mil quilómetros de rodagem. Os seguintes conselhos irão ajudá-lo a prolongá-lo:
- Se não souber como substituir pneus automotivos, deixe que um mecânico profissional os instale. A instalação errada pode levar à explosão do pneu.
- Verifique a pressão de cada pneu do carro duas vezes por mês: para a verificação correta use o manómetro especial, mas não o incluído na bomba do carro.
- Teste a pressão com um pneu frio: aguarde durante três horas após ou antes de uma viagem.
- Controle o nível de pressão do pneu suplente — uma roda suplente não o deve deixar ficar mal.
- Verifique duas vezes por mês o piso do pneu para verificar se existem objetos estranhos que ficaram presos no interior.
- Tendo encontrado um desgaste irregular ou em forma de diamante, dirija-se de imediato a uma oficina para clarificar os motivos e a reparação.
- Tente evitar o deslizamento do carro num lugar, pois isto aquece muitíssimo os pneus e pode levar à sua deformação ou explosão.
Como definir que chegou a altura de mudar os pneus
Há várias abordagens para definir se necessita de novos pneus:
- A lei específica a profundidade mínima do piso em 1,6 mm.
- Os especialistas recomendam que substitua os pneus de verão e para todas as estações se a profundidade do piso for igual a 2 mm e os pneus de neve com uma profundidade de piso de 4 mm.
- Os fabricantes de pneus para carros utilizam marcas especiais – projeção especial no piso ou dígitos (TWI ou por vezes DSI) especificando o nível crítico de desgaste do pneu.
- Pequenas fendas na parede lateral do pneu demonstram o envelhecimento da borracha. As grandes fendas são um sinal crítico para substituir de imediato os pneus auto.
- O envelhecimento do pneu também pode ser determinado pela secagem e descamação da superfície do pneu.
- O som de assobio produzido pelos pneus nas manobras ao curvar também atestam o desgaste de um pneu.
- Preste atenção à data de validade do pneu especificada pelo produtor. Lembre-se que o valor médio é de 5-6 anos a partir da data de produção.
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- Seleção. No nosso catálogo são apresentados modelos para qualquer tipo de carro. Há pneus para todas as estações. Também há pneus para várias superfícies de estrada: desde cidade até todo-o-terreno.
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