Mau funcionamento da bomba de combustível
- danos mecânicos;
- contaminação e poluição;
- falha do regulador de pressão;
- danos ao relé da bomba;
- curto-circuito ou danos à instalação elétrica;
- desgaste.
Sintomas da falha da bomba de combustível
- redução da potência do motor;
- mudança da operação do som do motor;
- baixa pressão no sistema de combustível;
- impedir o arranque do motor;
- aceleração lenta do veículo ao pressionar o pedal do acelerador.
Causas de avarias de bomba de combustível
- condução constante com uma quantidade mínima de combustível no sistema;
- corrosão do tanque de combustível;
- contaminação do filtro de combustível;
- entrada de sujidade ou água no combustível;
- superaquecimento da bomba;
- uso de combustível de baixa qualidade.
Diagnósticos
Se sinais indiretos indicam um problema na operação da bomba, é necessário medir o nível de pressão. Inicialmente, o fusível da bomba está desligado e o motor funciona em marcha lenta. É realizado após o motor parar por falta de medição de combustível. A bomba de pressão de bomba no modo de iniciação deve ser de 2.5-4 MPa. E esse nível deve estar definido dentro de 2 segundos.
Quando medir a pressão em marcha lenta, uma agulha de calibre de pressão tem que tremer um pouco. Fortes oscilações indicam uma bomba entupida.
Após desligar a ignição, a pressão deve ficar ao mesmo nível. Se cair, há um problema da bomba antirretorno da válvula de dreno ou uma fuga do sistema.
Verificar também a quantidade de combustível que passa através dos injetores. Para fazer isso, desconecte a linha de combustível e verta o combustível da bomba num recipiente de medição. A quantidade ideal de combustível que passa por minuto é indicada na documentação técnica do veículo.
A operacionalidade da instalação elétrica pode ser verificada através da ligação de um voltímetro. A voltagem do sistema deve ser de 12 V. Também pode medi-lo usando o contacto de fecho para a lâmpada de 12 volts.
Se não há resposta da bomba, verifique a instalação elétrica e fusíveis.
A vida útil média da bomba de combustível é de 2 a 5 anos ou 200.000 quilómetros, proporcionada a utilização de combustível de alta qualidade.
Substituição e reparação da bomba de combustível
Pode reparar a bomba de combustível, apenas se estiver contaminada. Neste caso, é necessário desconectar a malha de bomba e limpá-la com um líquido especial. Os bicos devem ser limpos da mesma maneira.
Se o dano mecânico ocorre é aconselhável substituir urgentemente a peça.
Informações úteis sobre funções, causas de avaria, diagnósticos e intervalos de substituição
Seletor de Bomba pré-alimentação de combustível para