Falha da válvula de injeção
- obstrução da tela de filtro;
- abertura do bocal incorreto;
- poluição das saídas;
- fugas;
- degradação do rendimento.
Sintomas da falha da válvula de injeção
- falhas e empurrões no aumento da carga do motor;
- instável marcha lenta;
- perda de potência do motor;
- aumento no consumo de combustível;
- oscilação do motor;
- válvula de injeção queimada;
- baixa dinâmica do veículo;
- falha do catalisador;
- colagem do pulverizador;
- aumento do nível de emissões dos gases de escape.
Causas das falhas da válvula de injeção
- uso de combustível de má qualidade;
- depósitos de sujidade no interior da válvula;
- danos mecânicos;
- danos ou desgaste do bocal da agulha;
- depósito dos produtos de combustão do lado exterior da válvula;
- desgaste ou obstrução da saída;
- limpeza prematura do filtro.
Diagnósticos
Para o diagnóstico é necessário fazer medições de cada cilindro CO e exaustão de HC. Os valores normais devem ser os mesmos para todos os cilindros. Grande divergência indicará o mau funcionamento da válvula.
Para analisar a injeção, é necessário obter uma imagem usando um osciloscópio, que está ligado ao contacto de terra e à unidade de controlo do injetor.
Em seguida, usando um ohmímetro, precisa verificar a conexão do cabo. Todas essas manipulações requerem equipamento especial e é melhor deixar para os profissionais duma oficina.
Reparação da válvula de injeção
A reparação da válvula é produzida pela limpeza de sujidade acumulada. Esta função é necessária de realizar a cada 40 000 km do funcionamento do carro. Para purificar, pode usar aditivos para combustíveis. Precisam de ser adicionados após 3000 quilómetros para evitar o entupimento.
Se a válvula já está muito poluída, é necessário limpar com solvente especial. Para fazer isso, desligue a bomba e verta os tubos e ligue o tubo de combustível no tanque de suporte com solvente. Com o funcionamento do motor em solvente dura cerca de uma hora: primeiro em marcha lenta e depois aumentando gradualmente o número de rotações. A remoção de depósitos mais sérios, depósitos sólidos requerem desmontagem da válvula. Uma das maneiras é a limpeza ultrassónica. Para isso, a peça está imersa numa solução especial.
Substituir a válvula de injeção
A vida útil da válvula provida de limpeza regular atinge os 200,000 quilómetros. Para substituí-la, precisa aliviar a pressão da barra de combustível. Em seguida, retire o tubo do filtro de ar, os arreios do regulador de velocidade de marcha lenta, o bocal dos fios, o sensor do acelerador. Depois precisa de desmontar a mangueira do regulador de pressão e o tubo de alimentação de combustível. Em seguida, desaperte os parafusos da grelha de combustível, remova-a. Retire a válvula removendo os grampos, coloque um novo item no seu lugar. Faça a instalação dos componentes na ordem inversa.
Seletor de Injector para