Falhas dos arcos da roda
- Deformação da peça;
- Fadiga metálica;
- Corrosão e oxidação de metais;
- Danos nos lockers e nos seus elementos de fixação;
- Falha dos componentes laterais;
- Danos mecânicos (fissuras ou furos).
Sintomas de falhas dos arcos da roda
- Aparência de superfície desgastada do arco da roda;
- Bater por baixo do veículo durante a condução;
- Pancadas ou rangidos nas rodas ao curvas;
- Aumentou do nível de ruído das rodas durante a condução.
Causas de falhas dos arcos da roda
- Impacto a longo prazo de humidade ou infiltração de substâncias químicas;
- Fixação imprópria dos lockers e folga das fixações;
- Uso dos arcos da roda, que não correspondem ao modelo de veículo específico;
- Acidentes e batidas por objetos duros durante a condução;
- Instalação imprópria e fixação da roda;
- Falta de limpeza oportuna e cuidados dos arcos de roda.
Diagnósticos
Para verificar que os arcos das rodas estão em condições, deve remover a roda e inspecioná-la. Na presença de corrosão ou vestígios evidentes de danos, é necessário efetuar trabalhos de reparação.
Para a análise do arco interior da roda precisa de desmontagem. É necessário desconectar o arco da roda do membro lateral e remover os suportes da carroçaria.
A vida útil dos arcos de roda é ilimitada. Com os devidos cuidados podem servir eficientemente ao longo da vida do veículo.
Reparação e substituição dos arcos da roda
As reparações dos arcos da roda podem ser divididos em 2 grupos: a execução das estruturas e eliminação de defeitos.
Para os arcos de roda servirem tanto quanto possível, precisa de cobrir a superfície das peças com proteção anticorrosão e anti-cascalho.Também pode soldar as chapas de reforço e lockers se notar pequenos danos.
Ao substituir as rodas, que excedam o tamanho padrão, precisa de instalar prolongamentos especiais do arco da roda. Com a ajuda destes, a roda terá um ângulo suficiente de rotação sem contacto com a superfície do arco de roda.
Os pequenos buracos e as fendas podem remendar-se usando uns remendos de metal de soldadura e adesivos especiais.
Se os arcos de trabalho da roda não suprimirem o ruído, devem ser tratados com materiais de isolamento de betume e ruído. O processamento é por multi-camadas, portanto só pode ser efetuado nas oficinas.
Substituir os arcos da roda é efetuado apenas em caso de graves danos mecânicos que resultam dum acidente. Também, precisam de ser mudados num alto nível dos processos de corrosão que ocorrem a longo prazo durante o estacionamento do carro no exterior.
Seletor de Cobertura cava da roda para