Falhas na árvore de cames
- Polias da árvore de cames desgastadas ou danificadas;
- Desgaste duma correia de transmissão da árvore de cames;
- Danos ou desgaste de cames da árvore de cames;
- Desgaste do rolamento;
- Deformação da cavidade e da superfície do eixo;
- Desgaste dos assentos chave;
- Deterioração das pontas do eixo;
- Desgaste do fio.
Sintomas duma falha da árvore de cames
- Mau funcionamento do motor em todos os modos;
- Rutura de temporização;
- Um declínio significativo na potência do motor;
- Ruído anormal na unidade da árvore de cames;
- Sons de disparos no silenciador;
- Diminuí nos ciclos do motor frio;
- Indicações de falha no painel de instrumentos.
Causas da árvore de cames com defeito
- Uso de lubrificantes e de combustíveis de baixa qualidade;
- Nível de óleo insuficiente no sistema;
- Pressão insuficiente no sistema de lubrificação;
- Combustível entra no lubrificante;
- Motor superaquecido com frequência;
- Excessiva quilometragem do motor;
- Danos nas peças de arranque;
- O tempo de ajuste não é correto;
- Folgas anormais no mecanismo da válvula.
Diagnósticos
Os defeitos da árvore de cames podem ser detetados apenas no stand com equipamento especial. O eixo é removido, e a espessura e o nível de desgaste de cames é determinado, bem como a presença de desvios, deformações, fissuras e outros defeitos. A desmontagem do eixo também é realizada apenas numa estação de serviço. Independentemente, pode verificar sistemas relacionados: lubrificação, energia e o motor de arrefecimento que irão fornecer informações indiretas sobre o estado da árvore de cames. O diagnóstico do sistema é recomendado a cada 75 000-100 000 quilómetros.
Reparação da árvore de cames
É interessante notar que somente as escoriações da árvore de cames estão sujeitas à reparação. Isso é corrigido pela eletrodeposição de crómio. Neste processo, as cavidades das peças são preenchidas com amianto para proteção. O revestimento de crómio das peças é feito para reduzir o desgaste e prolongar a vida útil dos seus componentes. Com isso a espessura permitida de folga de desvios das pontas do eixo é apenas de 0,03 mm. A dureza do metal pode ser no intervalo de HRC, 26-60.
Substituição da árvore de cames
Na presença de fissuras da árvore de cames de desvios excessivos das pontas do eixo, destruição ou assentos chave ou assentos, só a substituição é requerida. Pode fazê-lo por conta própria, mas é melhor confiá-la aos profissionais. Ao mesmo tempo é necessário fazer a análise dos vedantes e à chapa de suporte do eixo de cames.
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