Mau funcionamento da válvula de escape
- cunha da haste da válvula;
- obstrução e contaminação da válvula;
- depósitos na haste da válvula;
- folga insuficiente da manga;
- deformação da válvula;
- neutralização da válvula;
- danos nos suportes da válvula;
- danos ou distorção da mola;
- corrosão do metal.
Sintomas das falhas da válvula de escape
- alta pressão dos gases de escape;
- explosão do motor;
- aumento do consumo de combustível;
- "Verificar Motor" indicador de leitura no painel de instrumentos;
- sobrecarga rápida do motor;
- excessiva condensação no motor;
- cheiro de fumos de escape no interior do veículo.
Causas das falhas da válvula de escape
- utilização de combustíveis com menor índice de octanas ou impurezas compreendendo os metais pesados;
- sobreaquecimento excessivo do motor;
- longo funcionamento do motor em marcha lenta;
- uso de óleo de motor de baixa qualidade;
- combustão do óleo e deterioração química;
- uso de válvulas de baixa qualidade;
- sobreaquecimento e posterior deformação da haste;
- falha do sistema da mistura de combustível.
Diagnósticos
Inicie o diagnóstico com uma inspeção. Primeiro, avalie o estado da válvula no sistema. Também precisa verificar a sua localização e a tensão do contacto. O valor ideal da largura da superfície de contacto é de 1,15-1,5 mm.
Além disso, verifique a distância entre a válvula e o pistão. O pistão deve ser girado manualmente para a sua extensão máxima. O apuramento do valor padrão é de 2,5 mm. Se for menor, há o perigo da válvula bater no pistão, seguido por uma destruição imediata do primeiro.
Também deve verificar o nível de contaminação da válvula. Em caso de incrustação severa ou colagem da combustão e os produtos de decaimento do óleo é necessário limpar a válvula. Para a limpeza utilize soluções à base de álcool.
Reparação e substituição da válvula de escape
Uma valvula danificada não pode ser restaurada. Apesar do facto de ser moldada em liga metálica de alta resistência, no derretimento ou deformação apenas requer a substituição.
Para substituir a válvula, é necessário remover o cárter do motor, por isso para este tipo de trabalho é recomendado executar apenas nas oficinas de serviço. Depois de instalar a nova peça precisa de moer a válvula para o assento do cilindro com composto especial de moagem.
Quando desmontar o motor é altamente recomendado assinalar os componentes com um marcador para evitar a conexão incorreta e ainda mais a discrepância de componentes. Após a instalação do motor é realizado um test-drive em velocidades médias.
Seletor de Válvula de escape motor para