Falha do silenciador médio
- Danos mecânicos na estrutura;
- Queimar;
- Desgaste;
- Tubos perfurados entupidos.
Sintomas de falhas do ressoador
- O cheiro dos gases de escape no interior do veículo;
- Aumento no ruído do escape;
- Mudanças repentinas de rotação do motor;
- Depósitos de fuligem por baixo do carro;
- Falhas frequentes ou derretimento do conversor catalítico;
- Perda de potência do motor;
- Motor superaquecido;
- Ressoador ruidoso durante o movimento.
Causas de falhas do silenciador médio
- Danos mecânicos;
- Corrosão;
- Exceder a temperatura máxima admissível do ressoador;
- Quedas bruscas de temperatura;
- Condensação ou entrada de água no sistema;
- O impacto a sais de degelo;
- Uso de combustível de baixa qualidade;
- Óleo que entra no sistema.
Diagnósticos
A inspeção do ressoador pode ser feita de forma independente. A caixa da peça não deverá ter nenhum dano mecânico e corrosão, oxidação do metal e vestígios de fuligem. Um diagnóstico mais completo é realizado nas estações de serviço. Na avaliação do desempenho do ressoador, mede-se a sua capacidade de temperatura e taxa de transferência.
O tempo de vida de um silenciador médio é projetado para 20 000 quilómetros. Em condições adversas de uso esta figura irá diminuir pela metade. Exceder a expetativa de vida útil não é recomendado porque o desgaste excessivo da peça leva a aumento de vibrações e temperatura dos gases de escape, que rapidamente irão danificar o catalisador.
Substituir o silenciador médio
A reparação de ressoador é irrelevante. A peça é toda em metal, assim até mesmo adulterando a estrutura para concertá-la só prejudicará as suas propriedades.
Para a substituição o ressoador é desligado dos tubos. Devido à influência de altas temperaturas, o item pode ficar com as fixações. Neste caso, deve usar uma ferramenta especial para cortá-lo com as fixações. Tais trabalhos de reparação devem ser realizados exclusivamente nas estações de serviço.
Seletor de Silenciador central para