Mau funcionamento do tambor de travão
- Desgaste ou dano no tambor de travão;
- Irregular desgaste dos tambores;
- Danos na superfície de funcionamento do tambor de travão;
- Deformação;
- Folga excessiva entre os tambores e as pastilhas.
Sintomas de falha no tambor do travão
- Ocorrência de vibração quando pressionar o pedal do travão;
- Sons anormais durante a travagem (assobios, chiados, rangidos, batimentos);
- A oscilação do pedal do travão e do volante;
- Aumento da distância de travagem.
Causas de avarias no tambor do travão
- Exceder a vida útil do tambor do travão;
- Uso indevido do sistema;
- Utilização de materiais e peças de reposição de baixa qualidade;
- Entrada de sujidade ou objetos estranhos no tambor;
- Óleo que fica na superfície de funcionamento do tambor;
- Desgaste ou danos ao manter pressionadas as molas do tambor;
- Estilo de condução agressivo.
Diagnósticos
Independentemente, pode fazer a avaliação real do sistema de travagem. Para fazer isso, acelere o carro numa estrada plana seca até 60-80 km/h e pressione o pedal do travão. O caminho deve ser liso, sem vibrações e sons estranhos. Deve repetir a experiência várias vezes. Tais diagnósticos de travagem de percurso são realizados a cada 20 000-30 000 quilómetros. O serviço e limpeza da sujidade do sistema deve ser feito a todos os 10 000 quilómetros.
As estações de serviço especialistas irão analisar o estado interno do sistema. A superfície do tambor deve ser lisa, e o diâmetro máximo não deve exceder 204,4 mm (para um tamanho nominal do tambor de 181,25 mm). Dependendo do modelo do veículo e o tipo de tambores o diâmetro máximo excedido não deve ser mais do que 12% do diâmetro nominal do tambor.
A análise do sistema de travões também é realizada num suporte especial de travão, onde a resistência de cada roda é medida em diferentes cargas.
Reparação do tambor do travão
Os riscos na superfície de trabalho do tambor são um defeito que pode ser eliminado numa oficina de serviço sem ter que substituir a peça em si. Em primeiro lugar, permite remover os sintomas iniciais de falha do tambor do travão (vibração e oscilação e aumento da distância de paragem). Em segundo lugar, é muito mais barato do que a substituição.
Fazer o estriamento no tambor é um impacto mecânico no funcionamento para retornar ao seu estado original. Assim, usar um torno mecânico remove a camada superficial danificada. A espessura mínima do tambor deve ser instruído pelo fabricante. Os modernos tornos automáticos permitem processar o funcionamento com a máxima precisão.
Substituir o tambor do travão
Na presença de fissuras ou danos visíveis no tambor é necessário fazer uma substituição. É aconselhável efetuar numa oficina de serviço. O facto é que a calibração do sistema de travão deve ser efetuada com alta precisão para evitar o desgaste prematuro ou danos nas peças.
Seletor de Tambor de freio para