Mau funcionamento da caixa de direção
- rolamentos desgastados ou danificados;
- desgaste da correia;
- danos para as mangueiras;
- aumento da folga do volante;
- desgaste das articulações;
- deformação das ligações de direção;
- falha de direção hidráulica.
Sintomas da falha da caixa de direção
- ruídos ao rodar o volante;
- volante com vibração;
- rotação do volante demasiado apertado ou suave;
- manchas de fluido de trabalho;
- perda de estabilidade em altas velocidades;
- não retorno do volante na posição original após virar;
- ângulo de rotação irregular;
- deslocação do volante.
Causas da avaria da caixa de direção
- não cumprimento das regras do funcionamento do sistema;
- pavimento de estrada de má qualidade;
- utilização dos materiais de baixa qualidade e componentes;
- lubrificação insuficiente do sistema;
- entrada de ar no sistema de direcção assistida;
- apoio da válvula by-pass;
- deformação de válvula de retenção no distribuidor;
- calço da válvula da bobina;
- entrada de sujidade ou objetos estranhos no sistema.
Diagnósticos
Testar a transmissão exige esforços de duas pessoas. O problema mais comum é o desempenho do volante. Deve virar o volante até que pare e verificar as diferenças entre os mecanismos. Não devem ser superiores a 1-1.5 mm. É melhor fazer as medições com um medidor de ângulo de direção.
Além disso, deve determinar a condição dos cubos, as articulações e eixos de articulação. Verifique também o estado das tampas protetoras e fixações.
A manutenção da direção hidráulica pode ser verificada através da medição da pressão no mecanismo. Isto requer a colocação dum manómetro entre a bomba de direção hidráulica e a unidade. Então o motor é ligado, e as suas rotações são trazidas até 1000 rev/min. Para a rotação máxima da direção da energia hidráulica do volante a pressão ideal deve ser na faixa de 80-85 kg/cm2.
Uma vez por ano, é imperativo realizar o diagnóstico de prevenção do sistema para verificar a sua condição e para remover o ar da direção hidráulica. Além disso, durante o diagnóstico de rotina a direção hidráulica de bombeamento, recuperação de quantidade de óleo e de aperto de parafusos é realizado.
Reparação e substituição de componentes da caixa de direção
Ao reparar o sistema de direção precisa desmontar invólucros e remover os vedantes e desconectar a direção hidráulica e o eixo de fixação. Certifique-se de que não há nenhuma sujidade ou objetos estranhos no mecanismo. As reparações exigem um manómetro e um dinamómetro e os esforços de duas pessoas.
Os componentes mecanicamente deformados ou desgastados podem ser substituídos individualmente. No entanto, o sistema de direção hidráulica com qualquer dano deve ser substituído completamente.
Seletor de Caixa de direção assistida para