Falhas do módulo de ignição
- falha de enrolamento;
- circuito primário aberto;
- queima do módulo;
- avaria dos enrolamentos secundários.
Sintomas de falha do módulo de ignição
- interrupções no funcionamento do motor;
- redução da potência do motor;
- travagem de emergência do motor;
- marcha lenta instável;
- sacudidelas no carro durante a aceleração;
- nenhuma voltagem sobre o cilindro 2 e 3 ou 1 e 4.
Causas da falha do módulo de ignição
- resistência muito alta ou baixa do fio;
- instalação de componentes inadequados;
- aumento da abertura da faísca das velas de ignição;
- danos mecânicos.
Diagnósticos
Para o diagnóstico do módulo de ignição, precisa de um ohmímetro ou um multímetro, que irá medir a resistência. Para testar o fio da falha de terra um dispositivo deve ser conectado ao contacto do centro do módulo e o segundo à terra. Com o funcionamento adequado do módulo, não haverá nenhuma reação do dispositivo, e o visor mostrará o infinito. As terminações dos fios deverão ser verificadas aos pares. O ohmímetro deve ser ligado aos cilindros. Nenhuma resposta do dispositivo indica falha.
Para testar o circuito primário do módulo o ohmímetro deve ser conectado aos contactos da esquerda e da direita. Nenhuma alteração na leitura indicará uma falha do módulo. Todas as figuras devem ser comparadas com os valores máximos admissíveis conforme especificado pelo fabricante.
Não se esqueça de verificar a estrutura do módulo. A qualquer dano é aconselhável substituir o artigo.
Reparo do módulo de ignição
Na maioria dos casos, o módulo não pode ser reparado. Apenas os contactos do módulo são passível de manutenção. Para trabalhos de reparação precisa de fios, uma chave de fenda, um ferro de soldar, verniz, fluxo para a solda de alumínio. Deve remover a tampa da caixa do módulo, limpar a placa de pequenos fios, substituí-los por novos. Também irá precisar de substituir o fio dos controladores de transístor. O local soldado é necessário ser envernizado.
Substituição do módulo de ignição
Para a substituição da peça, um conjunto de chaves inglesas e uma chave hexágono são necessárias. É necessário desconectar o terminal negativo da bateria, retire a caixa do fio. Desconecte os fios de alta voltagem, remova o acessório para o motor. A desmontagem não é difícil, desde que o sistema de ligação do módulo não seja complexo. Em seguida, precisa de instalar o novo módulo, ligue os fios aos cilindros apropriados e monte as peças na ordem inversa.
Seletor de Unidade de controlo sistema de ignição para