Falhas do rotor do distribuidor
- danos mecânicos no rotor;
- fusão do rotor;
- oxidação do contacto de alta voltagem;
- bloqueio do rotor;
- aumento da resistência do rotor;
- queima da resistência;
- frequência errada da rotação do rotor.
Sintomas de falha do rotor do distribuidor
- paragem súbita do motor;
- interrupções na função do motor em todos os modos;
- diminuição da velocidade do motor;
- arranque dificultado do veículo;
- sacudidelas durante a condução;
- oscilação do motor em altas rpm.
Causas de avarias do rotor do distribuidor
- exposição prolongada a altas temperaturas;
- quebra do circuito elétrico;
- Entrada de fuligem nos contactos de alta voltagem;
- mudança brusca de voltagem no sistema.
Diagnósticos
Para avaliar o desempenho do rotor do distribuidor é necessário medir a sua resistência de funcionamento. Para fazer isso, conecte-o num circuito elétrico num carrinho de medição e coloque o ohmímetro. A resistência de rotor padrão para sistemas de ignição sem contacto é de 1 kOhm, e para os de contacto é de 5-6 kOhms. Além disso, certifique-se de verificar a condição da resistência.
O teste do rotor pode ser feito da seguinte forma: puxar o fio do centro da tampa do distribuidor da ignição e com a ignição a funcionar trazê-lo para os pinos condutores do rotor a uma distância de 3 mm. Se a faísca aparecer na abertura do contacto, o rotor está avariado.
Numa inspeção visual da peça deve verificar isso para fissuras e para a condição dos contactos. Se necessário, os contactos devem ser limpos da placa ou óxido.
Também deve avaliar a diferença entre o carbono e o contacto do rotor. Se for maior do que um milímetro, então, o funcionamento levará a intensa queima do contacto de carbono.
A folga entre os contactos do rotor não deve ser superior a 0.45 mm.
Substituição do rotor do distribuidor de ignição
A reparação do rotor do distribuidor não é realizada. Este é um artigo consumível, por isso é apenas para ser substituído.
Para instalar a nova peça que precisa desparafuse a fixação do distribuidor e remova a tampa. Em seguida puxe delicadamente o rotor para cima (para não danificar os contactos) para remover.
Se na instalação do rotor as guias forem danificadas, é necessária a completa substituição do distribuidor de ignição.
Seletor de Rotor do distribuidor de ignição para